Voltar ao blog
Saúde na Prática

Dor no nervo ciático: saiba como resolver

A dor no nervo ciático atinge uma parte considerável da população, mas muitos acabam assumindo um risco ao tentar conviver com as dores ao em vez de buscar o tratamento adequado

Quando o assunto é saúde, muita gente abre mão de viver com mais qualidade de vida do que deveria sem nem perceber. Você conhece alguém que convive com dores diariamente e que diz: "isso é normal, já até me acostumei"? Pois então, não, sentir dor não é normal. Pelo contrário, é um sinal de nosso organismo de que algo está acontecendo fora da normalidade. Uma espécie de alerta de atenção.

Uma das causas mais comuns dessas dores que acometem boa parte da população ocorre no nervo ciático. Segundo o renomado médico Drauzio Varella, 40% da população sofre com a chamada dor ciática, que é mais recorrente entre as mulheres. Decorrente da inflamação naquele que é justamente o maior nervo do organismo humano, ela pode afetar diversas partes do corpo, como coluna, quadris, coxas, joelho e pé, provocando dores extensas. Desse modo, acaba por afetar a qualidade de vida de quem convive com esse mal.

Crédito da imagem: Portal Medicina Ortopédica

Como viver melhor mesmo em meio à dor ciática

Primeiro, desconstruindo esse conceito de que é normal sentir dor. Obviamente certos tratamentos, intervenções ou situações podem fazer com que dores apareçam e não sumam como um passe de mágica. Mas episódios de dores tem que ser acompanhados por um profissional médico.

No entanto, muita gente acha que é "se dar ao luxo" buscar um médico quando as dores apareçam, principalmente quando elas ainda não estão em grande intensidade. Mas aí que mora o perigo. Por vezes essa dor, antes pouco incômoda, evolui para um quadro agudo, profundo e, até mesmo, incapacitante, justamente pela falta do tratamento correto.

Na maioria das vezes, quem tem um plano de saúde não paga por cada consulta ou exame que precisa, o que facilita que esses bons hábitos sejam adotados. A vantagem existe, até mesmo, para quem paga planos com coparticipação. Nesses casos, por mais que se pague pelos procedimentos, os valores são consideravelmente baixos.

Quer entender melhor sobre os planos com coparticipação: acesse nosso artigo sobre o tema.

A Duca é especialista em te conectar a um plano que atenda as suas necessidades e da sua família, mas também em te ajudar a desenvolver o hábito de usar o seu convênio da maneira correta. Plano de saúde não deve ser utilizado somente em casos de emergência, mas também como instrumento de prevenção.

Banner Faça Sua Cotação

Qual médico devo buscar em caso de problemas no nervo ciático

Ao suspeitar de dores no nervo ciático, o ideal é que você busque um ortopedista. O profissional é o mais indicado para apontar o tratamento e as medicações necessárias para a sua situação. A depender do caso, o médico poderá indicar que o tratamento seja acompanhado também por um fisioterapeuta, nutricionista ou osteopata, a depender do encaminhamento que seja o mais adequado para o seu caso.

Como já dissemos, será o médico responsável pelo caso quem irá indicar o que mais se adequa a sua necessidade. Porém, antecipamos aqui alguns possíveis tratamentos e bons hábitos para a dor ciática para que você conheça suas vantagens e particularidades.

Fisioterapia

Em grande parte dos casos, o tratamento das dores no nervo ciático envolve sessões de fisioterapia. Os profissionais utilizam aparelhos específicos, além de exercícios de fortalecimento e alongamentos, técnicas manuais para mobilizar e estirar a perna afetada. Esse tratamento ajuda a melhorar a irrigação sanguínea do próprio nervo ciático normalizando os músculos do glúteo e da perna.

Há também os casos em que o problema está associado a má postura. Nessas situações o fisioterapeuta pode também recomendar a realização de um tratamento chamado Reeducação Postural Global - RPG. Esse tratamento ajuda na correção da postura e alongamento dos músculos responsáveis pela alteração postural. O RPG por si só é poderoso para combater alterações na coluna, na pisada e outras dores como a própria enxaqueca abordados abaixo:

Recomendado:
Enxaqueca | Ele vai te ajudar a resolver

Alimentação

A alimentação faz parte do tratamento de todas as alterações no corpo, sendo muito importante, mas pouco valorizada entre as pessoas que sentem as dores. Durante uma crise do ciático deve-se optar por alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Além disso, vale reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, como salsicha, linguiça e bacon. Conforme falamos anteriormente, um profissional especializado como nutricionista ou nutrólogo montará uma alimentação específica para você. o que é fundamental para que se possa ter um tratamento específico para você e não apenas dicas genéricas da internet. Ou seja, se você quer resolver definitivamente, procure também um profissional de nutrição para te ajudar.

Tratamento alternativo

Além dessas opções, os especialistas também podem sugerir tratamentos complementares, que incluem sessões de acupuntura e reflexologia para alívio da dor e desconforto. Uma outra possibilidade é a osteopatia, que consiste em técnicas que esticam os músculos, tracionando de forma a estalar as articulações, sendo uma boa forma de tratar a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco que geralmente estão envolvidas na causa da dor ciática.

Cirurgia na coluna

Essa alternativa é a mais invasiva e, portanto, só pode ser tomada após a indicação de médicos de sua confiança, em alguns casos o paciente recorre a 2 ou 3 médicos para avaliação da cirurgia. Acontece que quando a dor no nervo ciático é decorrente da hérnia de disco e não melhora com os tratamentos citados anteriormente, o ortopedista ou cirurgião ortopédico pode decidir por resolver o caso com a cirurgia. Mas reafirmamos a necessidade de se ter um médico de confiança para realizar essa cirurgia considerando que o nervo ciático é um dos principais nervos do corpo humano.

Como evitar que a dor volte

Para prevenir uma nova crise de dor ciática, os fisioterapeutas costumam indicar a realização regular de alongamentos que estiquem os músculos das pernas e a coluna. Garantindo assim uma amplitude total dos movimentos, sem limitações ou encurtamentos que sobrecarreguem alguma região.

É importante evitar o sedentarismo e realizar atividades que fortaleçam e alonguem os músculos, como caminhada, pilates ou hidroginástica. Além de buscar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado, este, sendo facilitado com o RPG.

O que causa a dor no nervo ciático

Os ortopedistas afirmam que a dor no nervo ciático acontece quando este nervo sofre uma compressão, o que é comum quando a pessoa possui hérnia de disco lombar, especialmente entre L4 ou L5, ou um aperto do canal onde passa a medula, também sendo possível em casos de um desalinhamento de uma vértebra, ou quando possui um aumento do tônus e da firmeza do glúteo, por exemplo.

Mulheres que praticam atividade física na academia e trabalham muito o glúteo, podem ficar com dor ciática porque houve um aumento do tônus ou, até mesmo, se desenvolveu uma contratura na musculatura do glúteo, mais especificamente no músculo piriforme.

Nervo ciático inflamado na gravidez

Alguns estudos apontam que durante a gravidez é possível que o nervo ciático seja afetado pelo aumento de peso e pela mudança no centro de gravidade da mulher devido ao crescimento da barriga, o que pode levar à compressão deste nervo. Nesses casos, a grávida deve procurar um médico ou fisioterapeuta, para iniciar o tratamento e minimizar os sintomas apresentados.

O plano de saúde e a dor ciática

Nós passamos boa parte desse conteúdo indicando que você procure um especialista para conseguir o tratamento correto para o seu caso de dor no nervo ciático. Essa indicação se dá porque entendemos que a saúde é o bem mais importante que temos e que não fazer o tratamento correto para o maior nervo do corpo pode se tornar um erro que irá custar caro no futuro. E é justamente aí que o plano de saúde se mostra mais uma vez um instrumento poderoso para melhorar definitivamente a qualidade de vida do ser humano.

Com um plano de saúde você consegue ter acesso a todos os profissionais que apontamos aqui, todos os exames para diagnóstico, além de todos os tratamentos. Se você já tem um plano de saúde, utilize ele para resolver o seu problema. Se você não sabe como fazer, nós podemos te ajudar, é só entrar em contato pelo fale conosco.

O que fazer se não tenho um plano de saúde

Agora se você não tem um plano de saúde, a Duca tem os melhores planos do mercado com os melhores preços. Acredite: você pode ter acesso a todos esses médicos, exames e tratamentos em planos com mensalidades abaixo de R$ 100,00* por mês.

Entre em contato pelo Fale Conosco que vamos te responder na mesma hora e fazer um levantamento de possibilidades para você.

Não custa nada cotar seu plano de saúde, mas custa muito ficar com dores.

*os preços variam conforme o modelo de contratação, idades e endereço de residência.

Banner Melhore Seu Plano
Categorias:
Saúde na Prática

Comentários

  1. É sempre um prazer ler um post tão bem escrito e informativo quanto esse. Agradeço ao autor por nos proporcionar uma leitura tão envolvente e inspiradora. Você é um verdadeiro mestre em sua área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]