Voltar ao blog
Medicina PreventivaSaúde na Prática

Enxaqueca | Ele vai te ajudar a resolver

A proposta da Duca nesse conteúdo é ajudar pessoas que sofrem de enxaqueca a encontrarem o médico correto para acabar com o sofrimento que essa doença traz.

A OMS entende que enxaqueca não é uma simples dor de cabeça. Infelizmente é um problema de saúde sério, que atinge cerca de 324 milhões de pessoas no mundo e merece acompanhamento médico especializado. Isso porque quem sofre de enxaqueca perde dias de trabalho e momentos importantes da vida por conta das crises que duram de 4 a 72 horas. E o mais preocupante: quem sofre faz uso abusivo de remédios, o que significa que tomam mais de dois comprimidos do medicamento por semana.

A vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, Dra. Célia Roesler, afirma que quem tem dores de cabeça constantes deve procurar ajuda. O problema, conforme alerta a médica, é encontrar um especialista, já que nem todo médico sabe indicar o tratamento adequado. Não é raro o paciente perambular de médico em médico, passar por consultas que não duram mais de 10 minutos, realizar diversos exames e no fim ainda ouvir: “Olha, você tem só uma dor de cabeça. Toma um analgésico que passa”.

Vamos começar pelo começo

Para início de conversa você precisa entender que o principal médico que cuida da enxaqueca, em casos de enxaquecas crônicas e recorrentes e que não são solucionadas de forma fácil é o Neurologista. Ou seja, caso o clínico geral ou seu médico de outra especialidade não possa ajudar a identificar a causa dos desconfortos, é hora de você procurar um especialista em enxaqueca, o neurologista. Só para você ter uma visão geral, o neurologista é um médico treinado em diagnosticar e tratar distúrbios e doenças do cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Não podemos deixar de dizer que médicos como oftalmologista, otorrinolaringologista, alergista também podem te ajudar no diagnóstico e esclarecer se os sintomas são de fato por conta da enxaqueca ou por outras doenças que apresentam sintomas parecidos.

Infelizmente as mulheres sentem muito mais enxaquecas do que os homens e esses ataques podem estar ligados ao ciclo menstrual, o que faz com que em um primeiro momento, o ginecologista seja o médico a quem mais se recorre e pode conseguir ajudar. Mas para você ver como o neurologista é importante, até mesmo nesses casos, é comum que esses médicos encaminhem seus pacientes para que a enxaqueca seja tratada e acompanhada por um neurologista.

Você pode ajudar o seu médico

Outra coisa muito importante que você pode fazer é criar um diário detalhado sobre as crises de enxaqueca que você tem, se possível de pelo menos um mês de relatos. Leve esse diário quando você for se consultar no neurologista. O diário deve conter informações sobre cada ataque de enxaqueca, incluindo os sintomas, a frequência, a intensidade e se elas interferem ou não nas suas atividades diárias. Observe se a ocorrência está relacionada ao período menstrual ou condições climáticas, hábitos de sono, atividade física, níveis de estresse e consumo de álcool.

Banner Faça Sua Cotação

Cuidados na alimentação

Há também alimentos que podem ser adicionados na dieta e que no longo prazo, podem ajudar a reduzir a intensidade das dores de enxaqueca, como a castanha, que contém selênio, e ajuda a diminuir o estresse, ou o gengibre que ajuda a inibir a produção do hormônio responsável pela sensação de dor.

Sobre os alimentos a serem evitados, temos o café, que contém substâncias que alteram a circulação do sangue, e os alimentos industrializados, por exemplo a salsicha que tem aditivos artificiais, como o nitrito, e que podem provocar inflamações, aumentando a frequência das crises, e por isso não são recomendados para quem tem crises constantes.

Fora que muitas vezes a dor de cabeça pode ser um sintoma a alguma intolerância alimentar, que pode ser diagnosticado por uma nutricionista por exemplo. São comuns os casos de mulheres que em relatos a nutricionista sobre seu dia a dia, seja possível identificar o que são os alimentos que tem causado determinados sintomas.

Para te ajudar a montar uma alimentação adequada para o seu caso, você pode consultar um nutricionista ou o nutrólogo. Esses profissionais são procurados na maior parte das vezes para resolver questões estéticas, mas eles possuem conhecimento sobre as reações dos alimentos no corpo humano que vão muito além de dieta para emagrecimento, podendo ser fundamentais para indicar alimentos ideais para resolver os seus problemas de enxaqueca.

Acupuntura

Embora ainda seja uma surpresa para muitas pessoas, a prática da acupuntura também pode reduzir os sintomas da enxaqueca, sendo tão eficaz quanto os medicamentos usados para tratar as crises. Esta técnica da medicina tradicional chinesa envolve a inserção de agulhas finas na pele para estimular e desbloquear os pontos energéticos específicos do corpo, que originam a enxaqueca.

Especialistas apontam que a contribuição da acupuntura no tratamento da enxaqueca é por meio da liberação local de endorfinas, substâncias produzidas pelo organismo que funcionam como analgésico natural, diminuindo a dor, produzindo relaxamento e bem-estar.

No próximo tópico temos uma surpresa para você sobre esse tratamento.

Como o Plano de Saúde pode te ajudar

Uma ferramenta fundamental para o diagnóstico e tratamento das dores de enxaqueca é o Plano de Saúde. Ter um plano de saúde te ajuda a encontrar os melhores médicos e ter acesso aos exames que esses médicos necessitam para diagnosticar de onde vem as suas dores.

Além das tradicionais consultas médicas e exames que o plano disponibiliza para você, há também os tratamentos obrigatórios que os planos precisam cobrir, além das opções que dão descontos em remédios.

Para surpresa de muitos, sessões de acupuntura e sessões com nutricionista estão entre as coberturas obrigatórias dos planos de saúde. O que significa que além dos médicos citados aqui, como Neurologista, Ginecologista, Oftalmologista, Alergista e Otorrinolaringologista que tradicionalmente são frequentados pelos usuários de planos de saúde, há disponíveis também as terapias para resolver seus problemas de dores sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Agora, é preciso saber utilizar o plano para que você consiga desfrutar desses benefícios sem aumentar a sua dor de cabeça. A Duca vem ajudando seus usuários diariamente a encontrar os melhores médicos das redes credenciadas, além de fazer todas as ligações e, quando necessários, processos de reembolsos. Tudo isso sem cobrar nada para os usuários. É um serviço que prestamos para nossos usuários buscando melhorar a vida de cada um sem cobrar exatamente nada por isso.

Para se tornar um usuário da Duca Saúde, você só precisa contratar um plano de saúde conosco ou trazer o seu convênio médico já existente para a Duca. Entre em contato conosco clicando aqui.

Recomendado:
As diferentes formas de contratar um plano de saúde

Tratamentos alternativos

Existem alguns tipos de tratamentos alternativos que podem ajudar a amenizar as suas dores, como por exemplo:

Uso de plantas medicinais

Segundo fitoterapeutas, plantas medicinais como a valeriana e o tanaceto, são calmantes naturais que ajudam a regular o sono e possuem substâncias anti-inflamatórias, por isso o seu uso, tanto na forma de chá ou em cápsulas, podem ajudar a controlar o aparecimento de novas crises. Mas ressaltamos: para que os sintomas sejam aliviados e esse tipo de tratamento tenha o efeito esperado, você precisa respeitar todas as orientações do médico e do fitoterapeuta. Não recomendamos a utilização de plantas medicinais sem acompanhamento desses profissionais.

Homeopatia

Por último, mas não menos importante, a homeopatia é uma alternativa para o tratamento de enxaquecas. Esse é um tipo de tratamento natural e alternativo que consiste no uso de substâncias que provocam os sintomas para tratar e aliviar a condição apresentada pela pessoa, seguindo o princípio de que "semelhante cura semelhante". No entanto, os medicamentos homeopáticos só podem ser feitos quando acompanhados por um homeopata e devem ser sempre utilizados para complementar o tratamento recomendado pelo médico.

Banner Melhore Seu Plano

Resumo

De tudo que conversamos aqui você precisa prestar bastante atenção em encontrar um neurologista que te atenda da forma que você precisa para diagnosticar corretamente as causas das suas dores e que o seu plano de saúde pode facilitar e baratear esse processo. Deixamos claro que você pode contar com a Duca para encontrar esse médico e o plano de saúde para você sem ter que pagar nada hora nenhuma.

Não deixe para depois, resolva esse problema o quanto antes.

Categorias:
Medicina PreventivaSaúde na Prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]