Voltar ao blog
Saúde na Prática

Gravidez | A dica sobre gravidez mais valiosa da internet

Antes de procurar saber qualquer coisa sobre gravidez, você precisa saber qual médico vai te acompanhar e como você vai fazer todos os exames necessários para esse momento tão importante.

Sobre o que vamos falar

A gravidez surpresa é recorrente na maior parte do território brasileiro. Meninas e mulheres que não estavam planejando ter um bebê de repente se veem na obrigação de dar à luz. E para dificultar ainda mais esse momento tão complexo, muitas não possuem um plano de saúde para acompanhar a gravidez.  Entender mais sobre esse novo universo de bebês se torna ainda mais complicado para quem só tem o atendimento do SUS para recorrer.

Esse conteúdo visa te dar os caminhos para conseguir fazer o acompanhamento (pré-natal) considerando opções de planos de saúde abaixo de R$ 200,00 mensais. Assim você terá um pouco mais de conforto nesse período que já exige tanto da mulher.

Ah, nós também falaremos aqui sobre como é possível fazer o parto pelo plano, mesmo estando dentro da carência.

Descobriu que está grávida, e agora?

Existem três principais cenários quando a mulher descobre uma gravidez:

  1. Euforia e alegria – para quem tenta engravidar há um tempo;
  2. Surpresa e alegria – para quem não planejava engravidar, mas passa a gostar a da novidade;
  3. Aflição e tristeza – para quem não planejava engravidar e acredita que uma criança atrapalharia todos os planos e sonhos de vida.

Antes de qualquer coisa, respire fundo. Se a ideia de estar grávida te alegra e você só deseja ler algumas informações sobre a gravidez, clique aqui e confira algumas dicas. Agora, se junto com a surpresa veio a aflição e as dúvidas do que fazer, aqui vai a primeira dica: PRESTE ATENÇÃO NO SEU PLANO DE SAÚDE.

Por que o plano de saúde é a primeira dica?

Todas as dicas sobre médico de confiança, pré-natal, exames e tudo mais se tornam um tanto difíceis de executar quando você não tem um plano de saúde. Se você tem, mas as coberturas são ruins, eis o momento para aprender como tirar o máximo do seu plano, ou talvez mudar de plano.

Banner Faça Sua Cotação

Desmistificando os preços

Se você já possui um plano de saúde ou considera o preço que você paga justo, você pode pular essa parte. Caso contrário, vale a pena ler as dicas que temos.

A maioria das pessoas acredita que plano de saúde é um produto caro e que não tem dinheiro para pagar. Bom isso não é verdade. Atualmente existem diversas opções de operadoras de saúde com médicos excelentes e preços a partir de R$ 97,30 * mensais para o Intermédica Smart 200 – 24 a 38 anos.

Como você pode ver, o custo para você fazer um bom pré-natal pode ser equivalente à metade do que você gasta em uma noite no restaurante ou até mesmo a parcela de uma roupa sua.

Sendo assim, antes de procurar dicas de médicos na internet, procure saber sobre o melhor plano de saúde para você. Aqui na Duca, nós temos o melhor time de especialistas do mercado para te ajudar nisso. Entre em contato pelo Fale Conosco e peça uma cotação. Você não paga nada por isso.

O Ginecologista Obstetra

Esse é o nome da especialidade médica que vai comandar das coisas mais simples as mais complexas da sua gestação. Ou seja, resolvido a questão do seu plano de saúde, procure um Ginecologista Obstetra antes de fazer qualquer outra coisa.

Esse profissional vai identificar possíveis complicações e te ajudar com tudo que acontece dentro de você até o parto, cooperando para evitar o desenvolvimento de doenças que possam prejudicar a gravidez. Além de pedir exames pré-natais que devem ser feitos por todas as gestantes, independente de gravidez ser de risco ou não.

E para que você tome a decisão de escolha do seu médico de acordo com a forma que quer ter o bebê, sendo por parto normal ou cesárea, a ANS determina que os planos de saúde informem em percentuais o que cada médico faz. O plano de saúde tem até 15 dias para enviar essas informações. Isso garante que antes da consulta você possa saber quem são os médicos que tenha um porcentual maior daquela que será a sua escolha.

Nutrição Gestacional

A gestação exige uma alimentação equilibrada, com os macros e micronutrientes distribuídos de forma correta ao longo do dia, o que não significa comer exageradamente. Mas, em determinados períodos, o consumo de certos nutrientes deve ser reforçado visando a saúde da mãe e do bebê.

Segundo profissionais de nutrição, a máxima de que se deve comer por dois durante a gestação está ultrapassada. Os nutricionistas apontam que o segredo está na escolha dos nutrientes que precisam ser consumidos adequadamente em cada fase da gravidez, para garantir a saúde do bebê e da mamãe.

A nossa sugestão é que você procure um nutricionista para fazer o acompanhamento e apontamento de como deve ser a sua gestação. Não se preocupe, além de você ter cobertura de nutricionista no seu plano de saúde, eles conseguem apontar diversas opções que sejam condizentes com a sua realidade, opções baratas, oferecem substituição caso não goste do alimento para você se alimentar bem.

Exames Gestacionais

Os exames são onde você terá mais informações e o médico poderá avaliar como anda sua gestação. Ou seja, mais um dos pilares determinantes na sua gestação e que o plano de saúde vai ser crucial para que você possa fazer tudo sem preocupações. Sendo assim, nós fizemos uma lista do que os ginecologistas costumam pedir:

Ultrassom Obstétrico

A ultrassonografia obstétrica transvaginal avaliará se há algum embrião e escutar os batimentos cardíacos do feto. Esse é exame importante para datar a gravidez e determinar o provável dia do parto. Vale apontar que é neste exame também que você ouvirá pela primeira vez o coração do feto. Entenda mais sobre esse exame e como ele funciona clicando aqui.

Ultrassom morfológico

Os ginecologistas e obstetras costumam apontar esse exame como sendo de extrema importância. Esse ultrassom costuma ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. Nele, é avaliado a probabilidade de cromossomopatias, medida a transluscência nucal, avaliado o ducto venoso e verificada a presença do osso nasal.

Exame de sangue e gerais

Após confirmada a gravidez, o Ginecologista Obstetra usualmente solicita exames gerais para verificar anemia, tipo sanguíneo, diabetes, patologias da tireoide, colesterol e infecções com possível transmissão da mãe para o bebê durante a gestação.

São eles:

  • Tipagem sanguínea e Coombs Indireto
  • Hemograma completo
  • Glicemia de jejum
  • TSH e T4 livre
  • Sorologias para HIV, VDRL, hepatite B e C, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus
  • Urina, urocultura com antibiograma e exame de fezes.

Exames facultativos

Sexagem fetal

Para quem deseja saber o gênero do feto a partir de 8 semanas de gestação pode ser feito este exame. Vale ressaltar que ele não é obrigatório nem coberto pelos planos de saúde.

Pesquisa de DNA fetal no sangue materno

Este exame, além de revelar o sexo do bebê, afasta cromossomopatias, que são alterações do número de cromossomos fetais. É um exame caro e não é coberto pelo plano. Ele pode ser realizado a partir da 9ª semana de gestação.

Banner Melhore Seu Plano

Não tenho plano de saúde, como faço?

Para você que não tem plano de saúde a real preocupação é o parto. Nesse contexto, já podemos afirmar que em primeira instância todas as operadoras de saúde vão exigir carência de 300 dias para parto. Ou seja, você não tem cobertura para o parto EM PRIMEIRA INSTÂNCIA.

Bom, isso dito, precisamos esclarecer o que significa essa primeira instância. Aqui nós classificamos como primeira instância aquilo que é a aplicação crua da regra, sem análises mais detalhadas.

Quando nos aprofundamos no conjunto de regras que rege o plano de saúde, podemos observar que há possibilidades para que você tenha cobertura em parte do seu parto, mesmo estando dentro do período de carência. Se você quiser saber como, entre em contato com a gente clicando aqui e preencha o formulário.

Agora, mesmo considerando essa primeira instância, você tem diversos benefícios em ter um plano de saúde em todo período do pré-natal, tais como todos os exames e consultas que falamos acima., além de poder ter todo o acompanhamento para o seu filho quando ele nascer.

Conclusão

Resumindo tudo que falamos aqui, recomendamos que no instante da descoberta da gravidez você inicie a procura por um Ginecologista Obstetra e faça tudo que estiver ao seu alcance para seguir o que ele sugerir.

Recomendamos também que, para quem não tem um plano de saúde, entre em contato com o nosso time que nós vamos procurar uma maneira de encontrar um valor de plano de caiba no seu bolso e atenda às suas necessidades.

Categorias:
Saúde na Prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]