Diferenças entre Gripe, resfriado ou COVID-19?

Provocadas por vírus diferentes, as três doenças têm sintomas parecidos. Daí surge a dúvida: quais são as diferenças entre Gripe, resfriado ou COVID-19?
Tosse, febre, mal-estar e sensação de cansaço são alguns sintomas comuns a gripes, resfriados e COVID-19, doenças virais que comprometem o sistema respiratório. Como saber do que se trata? Alguns indícios, como o modo de evolução dos sintomas, podem até dar algumas pistas, mas somente um médico conseguirá fazer o diagnóstico correto.
Conforme afirma a Dra. Renata Beranger, infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecções do Hospital Samaritano Botafogo, do Rio de Janeiro: “Identificar corretamente o problema faz toda a diferença para garantir o tratamento adequado e a boa recuperação do paciente. Além disso, antes mesmo de descobrir se é COVID, deve-se iniciar imediatamente o isolamento domiciliar para evitar que a pessoa contamine outras”.
Diferença entre gripe, resfriado e COVID-19
As três doenças são causadas por vírus e transmitidas da mesma forma: por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Os agentes causadores, entretanto, são distintos: a gripe é provocada pelos vírus da família influenza; o resfriado, por rinovírus, adenovírus e parainfluenza, entre outros; e a COVID-19 pelo Sars-CoV-2, da família dos coronavírus.
Os sintomas mais comuns dessas doenças
Tosse, dor de garganta, mal-estar, Febre ou calafrios, dores no corpo e cansaço. Nem sempre esses sintomas surgem em todos os quadros, mas são os mais comuns e difíceis de diferenciar no início da infecção.

Como distinguir essas doenças
Nem sempre a doença se manifesta de forma igual, mas geralmente a evolução do quadro é um bom sinalizador:
- Gripe: é aguda, surge de um dia para outro com sintomas fortes, como febre alta e intenso mal-estar.
- “A gripe normalmente é a única que nos faz sentir dores musculares. E costuma durar entre três e cinco dias. Essas podem ser indicações de que se trata de um vírus comum”, disse à BBC Brasil Heloísa Rayagnani, presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal.

- Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma leve do de garganta por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias.

- COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações. Outro diferencial importante é a falta de paladar, muito comum em pessoas com COVID-19, mas rara nos demais casos.

Se eu tomei vacina contra gripe, posso considerar descartada essa doença?
Não. Nenhuma vacina é 100% eficaz. Então, fique atento aos sintomas e considere que pode ser gripe também.
Preciso procurar um médico ao sentir alguns desses sintomas?
Procure avaliar a intensidade e evolução do quadro nos primeiros dias. Se tiver dúvidas ou algum sinal que sugira infecção pela COVID -19, procure atendimento médico.
Ir ao pronto-socorro, marcar uma consulta ou procurar um serviço de teleatendimento
Na fase inicial dos sintomas, recomendamos buscar ajuda médica presencialmente, que é o método mais tradicional aqui no Brasil. Você também tem a opção de obter ajuda médica por meio da telemedicina, evitando que você tenha de se deslocar. Esses serviços contam com profissionais treinados para identificar o problema e orientar sobre a melhor conduta a ser adotada. Mas se perceber um agravamento do quadro, o melhor é procurar diretamente o atendimento presencial.
Atualmente, a maioria as operadoras de Planos de Saúde possuem uma área de Telemedicina. E esse serviço tem cooperado para que muitas pessoas resolvam problemas sem ter que sair de casa.

Como funciona a telemedicina
A telemedicina é uma forma de você lidar com uma situação médica em seu domicílio por meio de uma ligação telefônica ou por vídeo. Por meio da telemedicina, seu quadro é considerado por um médico especialista em consultas à distância. Caso não seja grave o médico pode lhe fazer uma recomendação de tratamento caseiro e se for mais grave, lhe aconselhar a ida ao pronto-socorro.
Vamos aqui exemplificar como fazer o passo a passo para marcar uma consulta por telemedicina pela Amil.
Veja o passo a passo:
- Acesse o aplicativo "Amil Clientes"
- Selecione o usuário que receberá o atendimento (o titular pode agendar para o dependente)
- Depois selecione o "Telemedicina Amil"
- Você pode selecionar por:
- Pronto Atendimento
- Agendar Consulta
- Meus agendamentos
Caso selecione "Pronto atendimento", serão exibidos seu telefone e e-mail cadastrados.
- Clique em Ok, depois clique em "Li e concordo" e "continuar". Em 5 segundos irá iniciar o atendimento da tele triagem.
- Após a triagem, você será transferido para uma sala de espera e então será atendido por um médico.
Caso selecione agendar consulta, confirme os dados que aparecerão na tela.
- Clique em Ok, depois escolha o dia e horário e então um profissional médico para lhe atender.
Caso queira, você pode escolher um médico por especialidade. Para finalizar, clique em "Confirmar agendamento".
No dia e horário agendados, basta abrir o aplicativo, vá em meus agendamentos, clique na consulta e então clique em "Iniciar atendimento".
Você pode se guiar por esse vídeo caso queira.
Resumo
Se você estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19, evite o contato físico com outras pessoas e busque atendimento médico em pronto-socorro.
Caso você não tenha um plano de saúde para ir ao pronto socorro de sua preferência, basta entrar em contato com o time da Duca clicando aqui e preenchendo o formulário.
Nosso time vai encontrar as melhores opções para você dentro de um preço acessível para o seu bolso.