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Histórias Duca

História Diro Soares

Ao longo de sua trajetória profissional, o designer por vezes tem a missão de “dar cara” a uma marca que ainda existe somente no campo das ideias. A partir do entendimento do propósito da empresa, seus objetivos, diferenciais, o mercado que ela está inserida e onde ela pretende chegar, cabe ao profissional traduzir isso tudo em uma identidade visual alinhada à todas essas questões. Foi Diro Soares, de 24 anos, o responsável por esse processo na Duca Saúde. “Quando faço a construção de uma marca busco ir bem fundo no DNA daquela empresa, entender o que ela é e o que ela não é. Busco não ficar preso só na visão do fundador, porque, por muitas vezes, naquela visão que ele tem do que quer que a marca venha a ser, existe um olhar muito romântico, que pode acabar deturpando a percepção”, conta ele.

No caso da parceria com a Duca, porém, Diro teve a oportunidade de logo após a construção da marca perceber que os conceitos traduzidos na identidade visual eram de fato verdadeiros, alinhados à prática da empresa no dia a dia. Isso tudo em meio a um momento difícil enfrentado por ele e sua família. “Foi quando eu e toda a minha família tivemos Covid que a minha relação com a Duca mudou: passei de fornecedor à usuário. O quadro da minha mãe evoluiu para uma necessidade de maior atenção, precisando que ela fosse internada, isso em meio ao esgotamento do sistema de saúde, onde não havia leitos disponíveis. A Duca foi incansável na resolução dos meus problemas. Nesse momento pude ver que o bom atendimento, a empatia, a relação humana que eles haviam me passado como diferenciais da marca eram de fato verdadeiros”, narra Diro.

O designer conta que o Time Duca ajudou a superar as más experiências que ele teve anteriormente quando o assunto era corretores de saúde. “Nunca um corretor de saúde havia me passado confiança. Nos contatos que havia tido me incomodava não saber qual empresa eles representavam. Tinha a impressão de que era tudo sempre caro, as informações sempre nebulosas e o atendimento mecanizado, uma coisa meio telemarketing, fria, distante. Na Duca foi totalmente inverso. Quando eu e minha família enfrentamos a Covid, o time da Duca esteve sempre ao meu lado, mobilizado para entrar em contato com meu plano, achar uma vaga no hospital para que minha mãe fosse internada, tirar todas as minhas dúvidas… Até de madrugada eles estavam presentes para me ajudar”.

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Para Diro, as qualidades que a Duca apresentou quando ele mais precisou, e que ele ajudou a traduzir em uma identidade visual, são mais do que suficientes para que a empresa seja bem sucedida em alcançar os objetivos traçados. “O consumidor tem cada vez mais buscado e valorizado marcas onde ele vê que aquelas missões, visões e valores não são um simples discurso bonito, mas sim um propósito que é posto em prática. E a Duca tem isso de uma forma muito presente. Acredito muito que a empresa pode se tornar referência em transparência, confiança e de fato mudar esse universo dos planos de saúde: um mercado antes da Duca, e outro, muito melhor, depois da Duca”.

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