Voltar ao blog
Medicina Preventiva

IMC | O que é, como calcular e para que serve

IMC significa Índice de Massa Corporal, sendo utilizado para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura. Estar dentro do peso ideal é importante pois reduz o risco de doenças como desnutrição, AVC ou infarto. E é justamente por isso que é comum que os médicos e nutricionistas avaliem o IMC do paciente nas consultas de rotina.

Como calcular o IMC

O cálculo do IMC é feito utilizando a fórmula matemática: peso ÷ (altura)². Mas você também pode saber se está dentro do peso ideal utilizando a calculadora abaixo inserindo seus dados:

Powered by YAZIO

O resultado do IMC é confiável?

Agora, antes de ficar desesperada(o) com o resultado do seu IMC, entenda como que especialistas da área no mundo inteiro falam sobre esse índice:

Em uma publicação do jornal científico Annals of Internal Medicine, pesquisadores das universidades de Alberta e de Manitoba no Canadá, analisaram tanto o IMC como a porcentagem de gordura corporal de aproximadamente 50 mil voluntários e observaram que os indivíduos com IMC elevado não apresentaram risco de mortalidade quando avaliados pelo método de percentual de gordura. O estudo mostrou que é mais confiável avaliar a quantidade de dobras pelo corpo para determinar se há riscos do que se basear pelo IMC. “Os resultados mostram que devemos parar de usar o IMC como indicadores de obesidade”, esclarece o médico Raj Padwal, professor da Universidade de Alberta e um dos responsáveis pelo estudo.

Além disso, uma pesquisa da Universidade da Califórnia fez um levantamento nacional procurando a relação do IMC com pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. Nesse estudo surgiu mais um motivo para se ter o pé atrás em relação ao IMC. Pasmem: 47,4% dos americanos julgados com sobrepeso no resultado do IMC eram verdadeiramente saudáveis. “Isso revela que os hábitos das pessoas importam mais na saúde do que o resultado do IMC”, aponta o psicólogo Jeffrey Hunger, coautor do estudo.

E agora, não devo mais acreditar no IMC?

A Duca Saúde faz questão de incentivar que você e sua família tenham os resultados verdadeiros, aqueles que realmente importam. Que vocês não sejam manipulados por resultados superficiais e que dão mais dor de cabeça do que soluções reais.

Sendo assim, a nossa sugestão é que, caso após o resultado do seu IMC aponte algo preocupante, procure um especialista médico para te ajudar. Por amor a sua saúde, vida e beleza, não saia acreditando no primeiro post que aparecer em sua frente sobre como melhorar o IMC.

É importante calcular o IMC para que você tenha alguma noção de como você e sua família estão. Mas se você realmente está preocupado sobre a sua saúde, procure um profissional para te ajudar.

Os especialistas médicos

Nutricionista

Um nutricionista poderá calcular e avaliar seu peso e te informar se é necessário engordar ou emagrecer, levando em consideração o seu estado de saúde. Além de solicitar os exames exatos para mapear o seu caso.

O nutricionista também tem a capacidade de montar um plano alimentar específico para você. E claro, será muito melhor do que qualquer plano milagroso de internet, que na maioria das vezes só geram o efeito sanfona.

Mesmo não indo a nutricionista super bombada do Instagram ou aquele milagroso que seus amigos indicaram, você pode ter acesso a profissionais sérios. Esses profisionais vão analisar o seu caso com carinho e aplicar o melhor método para você, dentro do seu orçamento e dentro das suas características.

Cardiologista

O cardiologista é capaz de avaliar sua capacidade cardiovascular, além de solicitar e analisar exames como glicemia, colesterol e triglicerídeos. Esses exames indicam se houve controle com medicamentos, atividade física e alimentação equilibrada. Os exames solicitados por esse profissional têm capacidade de ver no detalhe cada vitamina que você precisa ingerir e qual você já tem suficiente. Ou seja, você evita sobrecarga renal e intoxicação pelo excesso de determinadas vitaminas no corpo.

O cardiologista vai mostrar que o IMC é importante, mas que precisa ser olhado juntamente com outros exames para que se chege em alguma conclusão.

Você não precisa pagar para fazer esses exames

Se você for uma das 48 milhões de pessoas que tem plano de saúde no Brasil, o próprio plano oferece esses profissionais a você.

Ou seja, você pode marcar uma consulta com nutricionista e com um cardiologista sem ter que pagar nada por isso.

As pessoas que contratam os planos de saúde com a Duca, que nós chamamos de usuários, não de clientes. Nós chamamos assim pois o nosso interesse é que as pessoas aprendam a usar o plano de saúde. Prevenindo doenças, ao invés de esperar que elas cheguem para ir ao médico. Para facilitar isso, nós fazemos questão de oferecer aos nossos usuários, sem cobrar nada, serviços como liberação para exames, ajuda para encontrar o médico que precisam e até mesmo auxílio no processo de reembolso, entre outros serviços. Assim nós facilitamos nossos usuários a terem mais acesso a saúde sem ter que gastar nada além do valor do plano de saúde.

Resumindo

Se você chegou até aqui é porque você deve ter percebido que apenas calcular o IMC não vai te fazer chegar muito longe. Sendo assim, reforçamos o nosso incentivo para que leve a sério o seu cuidado com a saúde e procure profissionais especialistas nas áreas.

Não tem plano de saúde? Você pode entrar em contato conosco preenchendo o formulário na aba Planos ou clicando no balãozinho no canto inferior direito da página.

Há planos abaixo de 100,00* reais por mês e você já teria acesso a tudo isso e outras coisas mais.

Se esse conteúdo fez sentido para você, envie para seus amigos e compartilhe no seu Facebook.

Com isso você pode ajudar muitas pessoas que não tem essa informação.

*Os valores dependem do tipo de contratação, idade e localização

Banner Melhore Seu Plano
Categorias:
Medicina Preventiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]