Voltar ao blog
Saúde na Prática

Infecção urinária: conheça para não sofrer desse mal

Muito se engana quem acha que a infecção urinária só acontece com as mulheres. Apesar de ser sim mais comum entre elas, ela pode acometer qualquer gênero e idade. A boa notícia, no entanto, é que ela tem tratamento e prevenção.

Se você, que está nos lendo, é mulher, é muito provável que, em algum momento, você já tenha sofrido devido à infecção urinária. Não à toa, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 50% a 80% da população feminina passaram por esse inconveniente em algum momento da vida. Mas elas não são às únicas: a infecção do trato urinário pode acometer também os homens, as crianças e os bebês e, também, os idosos.

No entanto, apesar de tão comum, a boa notícia é que a infecção urinária raramente evolui para um quadro grave. Mas, apesar de pequenas, é bom saber que as chances, sim, existem. Quando não devidamente acompanhada por um especialista, a infecção pode atingir os rins, ou, até mesmo, causar uma infecção generalizada, que pode levar o paciente à óbito.

Crédito da imagem: Portal Saude Bemestar.pt

Como, então, você pode agir para que isso não aconteça?

O que fazer ao desconfiar que estou com infecção urinária

É simples: logo aos primeiros sinais da infecção urinária você deve buscar um médico. A doença é tratável, na maioria das vezes de forma bastante simples e efetiva. Mas não é nem a crença popular, nem mesmo esse artigo, que vão te dizer qual será o tratamento ideal para o seu caso, mas sim um profissional especialista.

Não tenha dúvidas de que o plano de saúde é o melhor e principal instrumento para te conectar a maior quantidade de especialistas médicos possíveis, sem você ter que pagar por cada uma das consultas e exames necessários para prevenir, identificar e tratar problemas relacionados a esse tipo de doença. Se você já tem um plano de saúde, use ele para encontrar o seu médico. Se você acha que tem poucos disponíveis, mude de plano para que você não fique descoberto justamente quando mais precisar.

Banner Faça Sua Cotação

Qual médico devo procurar para tratar a doença

Agora que você já sabe da importância do acompanhamento clínico logo aos primeiros sinais da infecção urinária, é importante, também, entender qual médico você deve buscar em caso de sintomas. Existe ainda muito mito e desinformação de que o urologista é um profissional que atende somente o público masculino. Mas não é o caso. Inclusive, é ele o profissional mais indicado e que poderá estudar melhor cada caso e indicar quais dos possíveis caminhos é o melhor para se seguir.

Além dessa especialidade médica, é comum também o diagnóstico e alguns encaminhamentos sejam feitos por clínicos gerais, infectologistas, nefrologistas, ginecologistas, no caso das mulheres, e pediatras, no caso das crianças.

As principais causas da infecção urinária

A infecção urinária é um dos tipos mais recorrentes de infecção bacteriana dentre os seres humanos. Na maior parte das vezes, é causada devido à entrada de bactérias indesejadas no sistema urinário, que migram das fezes para o canal urinário. Dentre esses microrganismos, o mais comum é o Escherichia coli, responsável por 70% dos casos.

Algumas questões biológicas e de hábito, no entanto, também podem aumentar as chances do surgimento da infecção, como alterações anatômicas que podem fazer com que a urina não seja eliminada completamente, lesões na medula, imunodepressão e uso de sondas e cateteres.

Como prevenir e tratar a infecção urinária

Apesar de ser extremamente comum, é bom saber que certos hábitos são aliados certeiros para que a infecção urinária seja evitada. No verão, por exemplo, ela se torna ainda mais comum, devido ao aumento da sudorese e o costume de usar roupas molhadas, como biquínis e sungas, durante longos períodos do dia. “Com a chegada do verão, é normal que ocorra o aumento do suor, mas, muitas vezes, esquecemos de associar essa perda de líquido com a necessidade de ingerir mais líquidos. De fato, suando mais e se hidratando menos, nessa época, tornam-se mais recorrentes os casos de infecção urinária, em sua maioria, entre a população feminina", conta o Doutor Cleverson Gomes do Carmo Junior, especialista da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Mas, afinal, como podemos evitar a infecção urinária? Listamos algumas dicas abaixo:

  • Se hidrate com frequência
  • Não espere a vontade fazer xixi apertar para ir ao banheiro
  • Busque urinar sempre após as relações sexuais
  • Não fique com roupas íntimas molhadas por longos períodos
  • Use camisinha
  • Troque fraldas e absorventes com frequência
  • No caso das mulheres, se atente a higiene íntima, sempre passando papel da frente pra trás, e não o contrário.

Já sobre o tratamento, o mais usual, no entanto, é que seja receitado o uso de antibióticos, que costumam ser indicados para um período de 7 a 10 dias. Porém, o uso indiscriminado desses medicamentos podem fazer um tremendo mal para o organismo. Logo, a resposta é uma só: no aparecimento dos sintomas da infecção urinária, procure um médico.

Por que ela é mais comum nas mulheres?

Por mais que possa, sim, atingir todos os sexos e idades, é inegável que a infecção urinária é mais comum dentre as mulheres. Chega ao ponto, inclusive, de ser a causa mais comum de afastamento do trabalho para elas, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

A causa para isso é anatômica. No corpo feminino, a uretra é mais curta, e sua entrada fica mais próxima da vagina e do ânus. Dessa forma, o trabalho das bactérias responsáveis pelo problema fica facilitado, já que seu local de origem, e o para onde não devem ir, estão ali bem próximos.

Além disso, a infecção ainda se torna mais propícia pelo uso de absorventes, por exemplo, que aumentam o calor e umidade no local, favorecendo o crescimento das bactérias. Não só isso, a gravidez, também comum só a elas, é outro "fator de risco", já que proporciona a baixa do sistema imune e aumento de proteínas na urina, que também aumentam as chances da patologia acontecer.

Ou seja, se você é mulher deve sim se preocupar ainda mais com a infecção urinária. Mas, não, esse problema não é só seu.

Quando a infecção urinária se dá nos homens?

Nos homens a infecção urinária é bem menos frequente. Para se ter ideia, a proporção é de 10 casos entre as mulheres para apenas um entre os indivíduos do sexo masculino. Mas eles não estão isentos. As causas para eles são as mesmas das mais usuais entre elas, mas conta contra o sexo masculino, nesse caso, a próstata. Apesar de não fazer parte direta do trato urinário, ela pode propiciar o aparecimento da infecção entre os homens. Isso se dá de duas principais formas: quando há o aumento da próstata, que dificulta o completo esvaziamento da bexiga, e quando a mesma sofre uma infecção, que pode acabar migrando também para a bexiga.

Os principais tipos de infecção urinária e seus sintomas característicos

Apesar de ser amplamente difundida e debatida, a infecção urinária abrange diferentes tipos de infecções, cada uma com suas peculiaridades e seus sintomas mais recorrentes. São elas:

Uretrite: infecção na uretra

A uretrite surge quando as bactérias infectam somente a uretra, causando inflamação e sintomas como:

  • Vontade frequente para urinar;
  • Dificuldade para começar a urinar;
  • Dor ou ardor para urinar;
  • Corrimento amarelado na uretra.

Cistite: infecção da bexiga

A infecção da bexiga é a forma mais comum da infecção urinária e acontece quando as bactérias conseguem passar a uretra e chegar até a bexiga, causando:

  • Vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina turva com cheiro intenso e desagradável;
  • Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga;
  • Febre até 38ºC.

A cistite, pode ser ainda, recorrente ou de repetição. Nesse caso, isso ocorre quando há três episódios ou mais em um ano, ou dois em seis meses. Apesar de esses quadros não representarem uma ameaça na maioria das vezes, eles podem prejudicar bastante a qualidade de vida e até a função sexual.

Pielonefrite: infecção nos rins

A maior parte das infecções urinárias afetam apenas a uretra ou a bexiga, porém, nos casos mais graves, as bactérias podem chegar até aos rins e causar uma infecção mais grave, que leva ao surgimento de:

  • Febre acima de 38,5º C;
  • Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Urina turva;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Vontade frequente para urinar.

A infecção nos mais novos e nos mais velhos

Nos bebês e nos idosos, a infecção urinária pode se manifestar de diferentes maneiras, o que pode dificultar a identificação. Nos mais novos, pela dificuldade de quem sofre em explicar o que está sentindo, os sintomas mais típicos devem ser bem observados para que a identificação seja rápida e o tratamento eficaz. Nestes, os sinais mais comuns costumam ser febre acima de 37,5ºC sem razão aparente, choro ao urinar, urina com cheiro intenso, presença de sangue na fralda, irritabilidade constante e diminuição do apetite.

Já nos mais velhos, em virtude das mudanças no organismo associadas ao envelhecimento, os sintomas podem diferir bastante dos clássicos associados à infecção urinária. O idoso, ao ser acometido por tal condição, pode não sentir dor ao urinar, por exemplo, e também não apresentar febre. Em contrapartida, a sonolência e a confusão mental podem ser características da infecção. Então, é importante ficar atento à quaisquer mudanças de comportamento que fuja da normalidade.

Como meu plano pode me ajudar com relação à infecção urinária

Como agora você já sabe, a infecção urinária é extremamente comum e, na maior parte desses casos, um simples inconveniente. Com o acompanhamento e tratamento adequado, os sintomas da doença são leves, não causam grandes danos ao acometido e tendem a ir embora rápido e sem maiores consequências. No entanto, no cenário contrário, quando a infecção é deixada para lá e o paciente não busca o médico os perigos são reais, podendo levar à consequências que, em casos mais extremos, podem chegar inclusive à morte.

Ter um plano de saúde que te proporcione a tranquilidade de poder buscar um médico sempre que necessário e ser atendido por profissionais competentes que indicarão o tratamento adequado para o seu caso faz toda a diferença. Seja para a infecção urinária ou outras doenças.

Aqui na Duca nós temos total capacidade e treinamento para te mostrar os planos de saúde que possuem médicos, laboratórios e hospitais próximos de você.

Banner Melhore Seu Plano
Categorias:
Saúde na Prática

Comentários

  1. Bom dia a tds os profissionais da saúde!
    Obrigado pelas informações.
    Foi de grande aprendizado para mim, e acredito que para tanto outros também!
    Minha mãe se encontra, no momento , sofrendo com infecção urinária. Por ter feito uso de grande quantidade de antibióticos, durante a Covid à 06 meses atrás e uma pneumonia à dois meses não sei se seria viável fazer um tratamento de antibióticos novamente por mais 7/10 dias.
    Embora estarei levando-a a um profissional, para que o mesmo venha auxiliar na melhor escolha de tratamento.
    Desde já agradeço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]