Voltar ao blog
Saúde na Prática

Ortopedista, Fisioterapeuta ou Reumatologista | Saiba qual é o ideal para o seu caso

Entenda a diferença entre ortopedista, fisioterapeuta e reumatologista e saiba qual é o profissional ideal para o seu caso.

Qual médico devemos procurar ao sentir dores nas costas ou na coluna? Se você respondeu ortopedista, fisioterapeuta ou reumatologista, saiba que apesar de todos cuidarem do aparelho motor e trabalharem muitas vezes em conjunto, cada um desses profissionais tem um papel diferente e cuida de quadros distintos.

O ortopedista

Note que é muito comum nos acostumarmos com as dores que se manifestam em nosso corpo. As dores nas costas são um bom exemplo disso, e nem sempre damos atenção para esse sintoma, já que ele é tão rotineiro. Porém, é importante saber que sentir dor não é normal, afinal, a dor representa a resposta do nosso organismo para alguma anormalidade sofrida.

Essas sensações incômodas e dolorosas podem ser sinais de que uma doença ortopédica está se manifestando ou já se instalou em nosso sistema locomotor.

Nesse caso, é importante procurar um ortopedista se você apresentar:

  • Dores constantes nas costas;
  • Cansaço excessivo;
  • Formigamentos;
  • Rigidez matinal;
  • Calor nas articulações.

Além disso, deve-se procurar o ortopedista caso tenha sofrido alguma lesão ou sinta dores após a realização de algum esforço físico, ou ainda se sofreu um trauma, como uma pancada.

O reumatologista

Já a reumatologia é uma especialidade clínica que avalia e trata incômodos causados por processos inflamatórios crônicos e quadros degenerativos. O profissional dessa área cuida das famosas doenças reumáticas, que acometem não só as articulações, mas também alguns órgãos, como rins, coração, pulmões, olhos e pele. Entre as enfermidades desse tipo estão: fibromialgia, artrose, tendinites, osteoporose, gota, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.

Se a dor for crônica, sem história de trauma e estiver acompanhada de calor, vermelhidão ou dificuldade de movimento, o ideal é procurar um reumatologista. Os tratamentos indicados por esse profissional geralmente incluem medicamentos e reabilitação física.

Há também casos que a pessoa tem dificuldade para ganho de massa magra, ainda que tenha uma alimentação regrada e faça exercícios buscando o desenvolvimento muscular. Nesses casos o reumatologista pode ajudar a descobrir a causa para isso.

O fisioterapeuta

Esse profissional foca na reabilitação e usa recursos físicos nos tratamentos. Sendo assim, quando uma pessoa sofre fratura ou lesão, os médicos recomendam a fisioterapia para uma reabilitação. O profissional ajuda na recuperação dos movimentos e no retorno à rotina.

Cada um destes profissionais é muito importante para o tratamento das doenças. Por isso, na maioria das vezes o paciente trata seu problema no ortopedista ou reumatologista e estes indicam a fisioterapia para a recuperação total. Assim, deve-se seguir as orientações do médico.

Exames mais pedidos por esses profissionais

Atualmente há uma gama enorme de exames complementares que auxiliam a área da ortopedia, passando dos tradicionais exames de imagem (radiografia, tomografia etc.) às ressonâncias computadorizadas.

Há também alternativas, como a eletroneuromiografia, que é uma investigação neurofisiológica que, em muitos casos, costuma ser solicitada.

Os exames solicitados dependerão da avaliação preliminar feita pelo especialista. À medida que o tratamento avança, novas e mais complexas análises podem ser solicitadas. Por isso, uma dica valiosa para otimizar as consultas na área da ortopedia concerne ao paciente levar sempre consigo os exames realizados anteriormente.

Onde encontrar um desses profissionais

Encontrar um ortopedista de confiança é algo que costuma dificultar os tratamentos das pessoas, que muitas vezes acabam transitando entre médicos sem conseguir de fato achar uma solução para o seu caso.

Caso você tenha um plano de saúde, nossa sugestão é que você procure alguma clínica médica perto de você. Ocorre que muitos bons ortopedistas acabam criando clínicas e contratam bons profissionais criando uma equipe com todos as especialidades médicas para tratar o seu caso do início ao fim. É o caso do Centro de reumatologia e ortopedia Botafogo – CREB no Rio de Janeiro, que tem ótimos profissionais e trata todos os casos reumatológicos, ortopédicos e fisioterapêuticos.

Caso você não tenha um plano de saúde, os custos de tratamentos acabam ficando bem caros. Isso porque você terá que pagar cada consulta, todos os exames, os medicamentos e as sessões de fisioterapia. Dependendo da origem das dores, esse tratamento pode facilmente passar da casa das dezenas de milhares.

Resumo

Está com dores e tem um plano de saúde? Procure uma clínica que tenha um ortopedista, fisioterapeuta ou reumatologista próxima de você e faça todo o tratamento conforme os profissionais médicos indicaram.

Não tem plano de saúde? Você pode entrar em contato com o nosso time clicando aqui e preenchendo o formulário.

Teremos o prazer em te ajudar.

Banner Melhore Seu Plano
Categorias:
Saúde na Prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]