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Planos de Saúde

Plano de saúde: nunca mais fique esperando para fazer seus exames

Por mais que nem todos saibam, existe uma lei que te protege de esperar mais do que deveria pelos procedimentos oferecidos pelo plano de saúde.

Não dá para generalizar, mas grande parte da sociedade tem por hábito só lembrar da saúde em casos de emergência. E é aí que o calo aperta. Logo quando mais precisa, ao buscar uma consulta, um exame, ou, até mesmo, uma cirurgia, o consumidor se depara com uma demora do plano de saúde em atende-lo. Mas você sabia que, por lei, existe um tempo máximo que o plano pode te fazer esperar? É isso que a Duca vai te mostrar com esse artigo.

O tempo limite do plano para proporcionar o atendimento

Sim, existem prazos que regulam o que seu plano de saúde pode fazer ou não para o seu atendimento. Quem estabelece os mesmos é a Agência Nacional de Saúde, a ANS, através da Resolução Normativa N° 259. Eles vão variar entre o atendimento imediato e em até 21 dias úteis, a depender do procedimento em si. É bom ter claro que a norma vale desde que já vencido o período de carência. E também não garante que você será atendido dentro desse tempo pelo médico da sua preferência em si. Mas sim que o convênio terá de oferecer soluções viáveis e compatíveis com o seu caso.

Conheça os prazos

Como já apontamos, para cada tipo de procedimento irão existir diferentes tempos máximos para que seja proporcionado o atendimento. São eles:

  • Atendimento imediato: no caso de situações de urgência e emergência, o atendimento tem de ser feito imediatamente.
  • Até três dias úteis: já para exames ambulatoriais, como hemogramas, Papanicolau, glicemia, por exemplo, o tempo máximo é de três dias úteis.
  • Em até sete dias úteis: o prazo de sete dias úteis vale para atendimento odontológicos, quando estes estiverem cobertos pelo plano. Ele vale também para consultas básicas de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral.
  • Até 10 dias úteis: esse é o limite para consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.
  • Em até 14 dias úteis: para consultas com profissionais das demais especialidades que não foram citadas anteriormente, o vale o prazo de até 14 dias úteis.
  • Até 21 dias úteis: Já o prazo máximo, que é o de 21 dias úteis, vale para cirurgias eletivas classificadas como não-urgentes e procedimentos de alta complexidade, tais como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

O que fazer quando os prazos não são respeitados

Agora que você já conhece os seus direitos e deve fazê-los valer. Caso você esteja tendo dificuldade para marcar alguns desses procedimentos, o primeiro passo é entrar em contato com o operadora do plano de saúde para relatar a situação. É importante que guarde o protocolo desse atendimento e os dados, como o dia e horário que a solicitação foi feita. Isso para se resguardar em caso de necessidades futuras.

Por outro lado, se o plano não fizer a sua parte para resolver a situação, o passo seguinte é denunciar a situação à ANS. A Agência possui um canal específico para reclamações, o Disque ANS, que funciona no telefone 0800 7019656 ou pelo site. Paralelo à isso, você pode também buscar um advogado para acompanhar o seu caso. O profissional poderá orienta-lo sobre o que você deve fazer juridicamente para garantir que seus direitos sejam respeitados. Quando você contrata o seu plano através da Duca, você tem toda essa burocracia resolvida, sem pagar nada a mais por isso. Conheça e entenda essas vantagens.

As vantagens de quem contrata o plano com a Duca

Quem é usuário Duca já sabe muito bem. Quando você contrata um plano através da Duca, muito mais do que uma simples relação de vendedor e cliente, você passa a ser assessorado pela nossa equipe. Ou seja, se, no dia a dia do seu plano, você se deparar com uma dificuldade com relação à sua operadora de saúde no que diz respeito ao cumprimento dos prazos para atendimento, você poderá contar conosco.

Nossa equipe tem a capacitação necessária para saber como proceder nesse tipo de situação, estando ao seu lado na busca pela resolução, seja fazendo as ligações, abrindo os protocolos junto à ANS e armazenando toda a documentação, sem cobrar nada a mais por isso. Dessa forma, além de ter acesso ao convênio que é o ideal para sua saúde e da sua família, com a Duca você vive uma experiência simplificada e facilitada com o seu plano de saúde.

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