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Planos de SaúdeSaúde e Finanças

Reembolso | Use esse benefício a seu favor

O reembolso é o que possibilita que você escolha o médico que quiser e o plano de saúde pague a consulta por você. Normalmente as pessoas não utilizam o reembolso por conta da burocracia, vamos mostrar de forma simples como funciona.

Porque é vantajoso ter um plano com reembolso

Porque poder escolher o médico que quiser e o plano arcar com esse custo é no mínimo reconfortante. Podermos usar do nosso livre arbítrio deixa a mente mais tranquila, e a certeza de que estamos fazendo o melhor por nós mesmos.

Parece conto de fadas, mas é a realidade de quem utiliza o reembolso a seu favor. Atualmente muitos médicos deixaram de atender através do plano e migraram para consultas particulares. A maioria dos planos trabalha com política de reembolso e usufruir disso te fará gastar menos e se sentir ainda mais protegido.

Como sempre falamos, plano de saúde não é apenas para emergências, é principalmente para saúde preventiva. Ter esse custo coberto garante o acesso aos melhores profissionais e tratamentos.

Pedir reembolso não é burocrático

Agora, o que ouvimos muito é que pedir o reembolso é muito complicado e demora muito para receber. Então vamos esclarecer esses pontos por partes:

  1. Alguns documentos são necessários para solicitar o reembolso, mas tudo bem simples. Médicos, aqueles que possuem CRM, basta pegar a nota fiscal ou o recibo com o valor da consulta e solicitar o reembolso. A nota fiscal já possui todas as informações que o plano exige pois ela é emitida para o seu CPF que o plano exige, basta que na descrição o médico informe o que foi feito (no geral consulta médica) e em qual dia foi realizada. No caso de recibo é necessário que tenha o CPF do médico, endereço e telefone do consultório, descrição do que foi feito, para quem foi feito (nome completo e CPF do paciente) valor da consulta, carimbo e assinatura;
  2. Calma, respira! Volta no número um e lê de novo, não é nada além do que todos os recibos e notas fiscais exigem de informação. Parece muito, mas não é. Alguns planos exigem que a nota fiscal seja impressa, assinada e carimbada pelo médico. Tudo dentro dos padrões normais;
  3. No caso de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde que não possuem CRM, além dos documentos acima, é necessário que um médico que tenha CRM faça um encaminhamento médico para aquele profissional. O que faz todo sentido, porque um médico é a pessoa que cuida de você e pode te direcionar para o melhor tratamento para os seus sintomas;
  4. Quando falamos em sintomas, falamos também em sentimentos, desconfortos, ansiedade. É o se olhar no espelho e não se sentir satisfeito, ou querer conversar com alguém sobre o que está na sua cabeça, ou querer que a dor no pescoço diminua porque está atrapalhando seu dia a dia. Então mesmo que um médico não tenha indicado um desses profissionais, mas você queira algum tipo de acompanhamento. Basta ir a um médico, contar sobre você, dizer que você gostaria de um acompanhamento que os médicos irão te indicar para isso;

Em quanto tempo recebo meu reembolso

Cada plano trabalha de uma forma, existem planos que reembolsam em até 24 horas consultas médicas e em até 72 horas demais consultas (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta etc.), mas esse tempo pode chegar a 30 dias. Parece muito, mas se pensar que você está indo no profissional que deseja e confia, e que ainda será reembolsado, se programando financeiramente fica mais fácil e menos doloroso.

Importante que no processo pense nos benefícios que isso gera na sua vida, isso minimiza a sensação do tempo de espera , porque as vantagens são inúmeras.

O tempo pode aumentar caso o plano de saúde peça algum tipo de documentação complementar: laudo médico, exames complementares, consulta de perícia etc. E tudo isso está dentro do padrão. O plano de saúde quer entender se realmente o tratamento que foi indicado é necessário. Mesmo que algumas vezes pareça que ele está te colocando a prova, é mais uma questão de comprovar se aquele exame, consulta ou procedimento é realmente necessário. Infelizmente muitas pessoas utilizam o reembolso de má fé para ganhar dinheiro sem realmente utilizar, o que faz com que eles acabem sendo mais preocupados em confirmar.

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Como agir quando o plano negar seu pedido de reembolso

Há casos em que o plano nega o pedido de reembolso, em 90% dos casos isso acontece porque o beneficiário não entregou toda a documentação exigida. Porém existem sim alguns casos que o plano de saúde erroneamente se nega a conceder aquele reembolso.

Para tudo há solução. A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula o mercado de planos de saúde – age em proteção ao beneficiário. Nesses casos eles tem um canal aberto para inserir sua reclamação. Após a reclamação na ANS o plano tem até 10 dias úteis para responder, e normalmente encontram-se soluções.

Prazos máximos de atendimento e reembolsos

A maioria das pessoas já passou ou conhece alguém que passou pela situação de tentar atendimento por um médico credenciado, ou agendar algum exame e só conseguir data 2 meses a frente. Infelizmente essa é uma das reclamações mais comuns, e que as pessoas não sabem como resolver.

O que isso tem haver com reembolso? Primeiro que a ANS determinou prazos máximos que o plano de saúde tem que atender o beneficiário, conforme tabela abaixo:

Tabela com os prazos máximos de atendimento segundo a ANS
Tabela com os prazos máximos de atendimento segundo a ANS

Isso significa que se você precisa fazer uma ultrassonografia e só consegue agendar para daqui um mês nos locais que o exame disponibiliza. Você deve ligar para o seu plano de saúde, informar o que está ocorrendo, que eles são obrigados a encontrar um local que atenda dentro do prazo da ANS. Caso eles também não encontrem, você pode escolher o local da sua preferência e eles irão reembolsar integralmente a consulta ou procedimento realizado.

O reembolso na prática

O valor do reembolso é sim proporcional ao tipo de plano escolhido, mas é possível ter reembolsos com valores significativos com um excelente custo-benefício.

Temos uma usuária que ela e sua filha pagavam em um plano mais de R$900,00 e o reembolso era de até R$65,00 em consultas médicas, o que causava uma dificuldade em escolher os médicos. Mãe e filha, com 33 e 1 ano respectivamente. Era importante que elas continuassem com atendimento nos médicos que já estavam acostumadas, possuíssem uma boa opção de reembolso, e que reduzissem os custos. Conseguimos uma redução de 33% para elas.

Mãe e filha passaram a pagar R$599,32, em um plano da Golden Cross o Plena 400 , acomodação em quarto privado (o anterior era acomodação em quarto compartilhado), com um reembolso de consulta médica de até R$ 382,00.

O processo de troca foi rápido, porque os ganhos eram muito consideráveis.

Temos outro usuário que na época de contratação optou por um plano com um valor baixo de reembolso, a diferença entre o plano com melhor reembolso (Golden Cross Especial 400) para o que ele escolheu (Golden Cross Especial 200) era pequena, mas a ideia era cortar custos de qualquer maneira. Com o tempo ele percebeu que na verdade ele tinha muitos médicos particulares, mas que ele desconhecia como utilizar o reembolso e por isso quando foi apresentado a possibilidade não viu sentido.. Atualmente ele fará uma migração para um plano que tem 200% a mais de reembolso (Amil S750 R2) pagando o mesmo valor que ele paga no outro plano.

Aqui na Duca a saúde preventiva vem em primeiro lugar, e fazer o uso completo do plano, usufruindo de todos os benefícios e vantagens é essencial para que você esteja cada dia mais protegido e confiante.

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Porque os usuários Duca optam pelo reembolso

Aqui na Duca sabemos que mesmo dando a informação, o processo pode ser trabalhoso e um pouco complicado, no geral podemos observar que quando as pessoas chegam até nós, elas podem ser divididas em três grupos de pessoas:

  • As que não contratam planos com reembolso porque acham que não faz diferença para elas;
  • As que contratam, mas desistem de usar por causa da burocracia;
  • As que tem e usam o reembolso;
Gráfico de utilização do reembolso dos clientes da concorrência
Gráfico de utilização do reembolso dos clientes da concorrência

Depois que essas pessoas viram nossas usuárias os números mudam consideravelmente. Porque aqui na Duca não só damos as informações e sugerimos opções que sejam as melhores para cada pessoa e família. Também assumimos todo processo burocrático de solicitação de reembolso e NÃO COBRAMOS NADA POR ISSO.

Gráfico de utilização do reembolso pelos usuários Duca
Gráfico de utilização do reembolso pelos usuários Duca

Resumo

São diversas as histórias de usuários que hoje utilizam o reembolso, exercem seu poder de escolha dos profissionais que vão atendê-los e sentem-se muito mais protegidos. Cada família e cada história possuem uma particularidade, mas se você quer usufruir de todos os benefícios do plano e ter liberdade para escolher quem vai te atender, o plano com reembolso é o que mais faz sentido para você.

Sem burocracia, sem dificuldade, sem dúvidas, com informação e regras contratuais esclarecidas, você e sua família tem o direito de escolha. Cuidam da saúde, do bem-estar, e ainda economizam paciência.

Sabemos que um milhão de dúvidas podem ter surgido, entra em contato pelo Fale Conosco que nosso time vai te ajudar a economizar, solicitar os reembolsos pra você para que você e sua família usufruam de todos os benefícios que seu plano de saúde te oferece.

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