Reembolso | Use esse benefício a seu favor

O reembolso é o que possibilita que você escolha o médico que quiser e o plano de saúde pague a consulta por você. Normalmente as pessoas não utilizam o reembolso por conta da burocracia, vamos mostrar de forma simples como funciona.
Porque é vantajoso ter um plano com reembolso
Porque poder escolher o médico que quiser e o plano arcar com esse custo é no mínimo reconfortante. Podermos usar do nosso livre arbítrio deixa a mente mais tranquila, e a certeza de que estamos fazendo o melhor por nós mesmos.
Parece conto de fadas, mas é a realidade de quem utiliza o reembolso a seu favor. Atualmente muitos médicos deixaram de atender através do plano e migraram para consultas particulares. A maioria dos planos trabalha com política de reembolso e usufruir disso te fará gastar menos e se sentir ainda mais protegido.
Como sempre falamos, plano de saúde não é apenas para emergências, é principalmente para saúde preventiva. Ter esse custo coberto garante o acesso aos melhores profissionais e tratamentos.
Pedir reembolso não é burocrático
Agora, o que ouvimos muito é que pedir o reembolso é muito complicado e demora muito para receber. Então vamos esclarecer esses pontos por partes:
- Alguns documentos são necessários para solicitar o reembolso, mas tudo bem simples. Médicos, aqueles que possuem CRM, basta pegar a nota fiscal ou o recibo com o valor da consulta e solicitar o reembolso. A nota fiscal já possui todas as informações que o plano exige pois ela é emitida para o seu CPF que o plano exige, basta que na descrição o médico informe o que foi feito (no geral consulta médica) e em qual dia foi realizada. No caso de recibo é necessário que tenha o CPF do médico, endereço e telefone do consultório, descrição do que foi feito, para quem foi feito (nome completo e CPF do paciente) valor da consulta, carimbo e assinatura;
- Calma, respira! Volta no número um e lê de novo, não é nada além do que todos os recibos e notas fiscais exigem de informação. Parece muito, mas não é. Alguns planos exigem que a nota fiscal seja impressa, assinada e carimbada pelo médico. Tudo dentro dos padrões normais;
- No caso de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde que não possuem CRM, além dos documentos acima, é necessário que um médico que tenha CRM faça um encaminhamento médico para aquele profissional. O que faz todo sentido, porque um médico é a pessoa que cuida de você e pode te direcionar para o melhor tratamento para os seus sintomas;
- Quando falamos em sintomas, falamos também em sentimentos, desconfortos, ansiedade. É o se olhar no espelho e não se sentir satisfeito, ou querer conversar com alguém sobre o que está na sua cabeça, ou querer que a dor no pescoço diminua porque está atrapalhando seu dia a dia. Então mesmo que um médico não tenha indicado um desses profissionais, mas você queira algum tipo de acompanhamento. Basta ir a um médico, contar sobre você, dizer que você gostaria de um acompanhamento que os médicos irão te indicar para isso;
Em quanto tempo recebo meu reembolso
Cada plano trabalha de uma forma, existem planos que reembolsam em até 24 horas consultas médicas e em até 72 horas demais consultas (psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta etc.), mas esse tempo pode chegar a 30 dias. Parece muito, mas se pensar que você está indo no profissional que deseja e confia, e que ainda será reembolsado, se programando financeiramente fica mais fácil e menos doloroso.
Importante que no processo pense nos benefícios que isso gera na sua vida, isso minimiza a sensação do tempo de espera , porque as vantagens são inúmeras.
O tempo pode aumentar caso o plano de saúde peça algum tipo de documentação complementar: laudo médico, exames complementares, consulta de perícia etc. E tudo isso está dentro do padrão. O plano de saúde quer entender se realmente o tratamento que foi indicado é necessário. Mesmo que algumas vezes pareça que ele está te colocando a prova, é mais uma questão de comprovar se aquele exame, consulta ou procedimento é realmente necessário. Infelizmente muitas pessoas utilizam o reembolso de má fé para ganhar dinheiro sem realmente utilizar, o que faz com que eles acabem sendo mais preocupados em confirmar.

Como agir quando o plano negar seu pedido de reembolso
Há casos em que o plano nega o pedido de reembolso, em 90% dos casos isso acontece porque o beneficiário não entregou toda a documentação exigida. Porém existem sim alguns casos que o plano de saúde erroneamente se nega a conceder aquele reembolso.
Para tudo há solução. A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula o mercado de planos de saúde – age em proteção ao beneficiário. Nesses casos eles tem um canal aberto para inserir sua reclamação. Após a reclamação na ANS o plano tem até 10 dias úteis para responder, e normalmente encontram-se soluções.
Prazos máximos de atendimento e reembolsos
A maioria das pessoas já passou ou conhece alguém que passou pela situação de tentar atendimento por um médico credenciado, ou agendar algum exame e só conseguir data 2 meses a frente. Infelizmente essa é uma das reclamações mais comuns, e que as pessoas não sabem como resolver.
O que isso tem haver com reembolso? Primeiro que a ANS determinou prazos máximos que o plano de saúde tem que atender o beneficiário, conforme tabela abaixo:

Isso significa que se você precisa fazer uma ultrassonografia e só consegue agendar para daqui um mês nos locais que o exame disponibiliza. Você deve ligar para o seu plano de saúde, informar o que está ocorrendo, que eles são obrigados a encontrar um local que atenda dentro do prazo da ANS. Caso eles também não encontrem, você pode escolher o local da sua preferência e eles irão reembolsar integralmente a consulta ou procedimento realizado.
O reembolso na prática
O valor do reembolso é sim proporcional ao tipo de plano escolhido, mas é possível ter reembolsos com valores significativos com um excelente custo-benefício.
Temos uma usuária que ela e sua filha pagavam em um plano mais de R$900,00 e o reembolso era de até R$65,00 em consultas médicas, o que causava uma dificuldade em escolher os médicos. Mãe e filha, com 33 e 1 ano respectivamente. Era importante que elas continuassem com atendimento nos médicos que já estavam acostumadas, possuíssem uma boa opção de reembolso, e que reduzissem os custos. Conseguimos uma redução de 33% para elas.
Mãe e filha passaram a pagar R$599,32, em um plano da Golden Cross o Plena 400 , acomodação em quarto privado (o anterior era acomodação em quarto compartilhado), com um reembolso de consulta médica de até R$ 382,00.
O processo de troca foi rápido, porque os ganhos eram muito consideráveis.
Temos outro usuário que na época de contratação optou por um plano com um valor baixo de reembolso, a diferença entre o plano com melhor reembolso (Golden Cross Especial 400) para o que ele escolheu (Golden Cross Especial 200) era pequena, mas a ideia era cortar custos de qualquer maneira. Com o tempo ele percebeu que na verdade ele tinha muitos médicos particulares, mas que ele desconhecia como utilizar o reembolso e por isso quando foi apresentado a possibilidade não viu sentido.. Atualmente ele fará uma migração para um plano que tem 200% a mais de reembolso (Amil S750 R2) pagando o mesmo valor que ele paga no outro plano.
Aqui na Duca a saúde preventiva vem em primeiro lugar, e fazer o uso completo do plano, usufruindo de todos os benefícios e vantagens é essencial para que você esteja cada dia mais protegido e confiante.

Porque os usuários Duca optam pelo reembolso
Aqui na Duca sabemos que mesmo dando a informação, o processo pode ser trabalhoso e um pouco complicado, no geral podemos observar que quando as pessoas chegam até nós, elas podem ser divididas em três grupos de pessoas:
- As que não contratam planos com reembolso porque acham que não faz diferença para elas;
- As que contratam, mas desistem de usar por causa da burocracia;
- As que tem e usam o reembolso;

Depois que essas pessoas viram nossas usuárias os números mudam consideravelmente. Porque aqui na Duca não só damos as informações e sugerimos opções que sejam as melhores para cada pessoa e família. Também assumimos todo processo burocrático de solicitação de reembolso e NÃO COBRAMOS NADA POR ISSO.

Resumo
São diversas as histórias de usuários que hoje utilizam o reembolso, exercem seu poder de escolha dos profissionais que vão atendê-los e sentem-se muito mais protegidos. Cada família e cada história possuem uma particularidade, mas se você quer usufruir de todos os benefícios do plano e ter liberdade para escolher quem vai te atender, o plano com reembolso é o que mais faz sentido para você.
Sem burocracia, sem dificuldade, sem dúvidas, com informação e regras contratuais esclarecidas, você e sua família tem o direito de escolha. Cuidam da saúde, do bem-estar, e ainda economizam paciência.
Sabemos que um milhão de dúvidas podem ter surgido, entra em contato pelo Fale Conosco que nosso time vai te ajudar a economizar, solicitar os reembolsos pra você para que você e sua família usufruam de todos os benefícios que seu plano de saúde te oferece.