Voltar ao blog
Planos de Saúde

Taxa de adesão: entenda porque você pode estar sendo lesado

Apesar de comum no mercado de planos de saúde, a cobrança da chamada taxa de adesão, angariação ou corretagem é indevida

Contratar um plano de saúde nem sempre é uma tarefa fácil. Ao menos é a impressão que fica para grande parte do público interessado. Não à toa: o que parece é que quem está "do outro lado do balcão", vendendo o serviço, nem sempre está interessado em tornar o processo simples, fácil de ser compreendido. Pelo contrário, sobram letrinhas miúdas, termos difíceis e, até mesmo, valores a serem pagos que o consumidor nem sabe explicar do que se trata.

E é justo no meio dessa intencional confusão que entra a taxa de adesão, também conhecida como taxa de angariação ou corretagem. A partir do pretexto de que é um valor que tem como objetivo remunerar o corretor responsável pela venda, a taxa é praticamente comum no mercado, apesar de extremamente controversa e, no entendimento da Duca Saúde, fraudulenta.

O que é a taxa de adesão, angariação ou corretagem?

Estes três termos se referem a uma mesma prática. A taxa de adesão é um valor adicional pago pelo cliente no processo de contratação do plano de saúde. A prática é comum principalmente no caso dos planos coletivo por adesão, apesar de acontecer também em outras modalidades. O principal problema é que é comum também a taxa apareça embutida em meios aos outros valores comuns ao processo, como se o seu pagamento fosse obrigatório, o que não é verdade.

Como a cobrança costuma acontecer

Os corretores costumam cobrar a taxa em questão no ato da contratação. Os profissionais costumam justificar a taxa devido ao serviço de corretagem realizado no processo de venda do plano. Ou seja, o valor corresponderia ao pagamento do intermédio realizado pelo corretor entre o cliente e a operadora.

Há ainda quem faça essa cobrança no intuito de "fidelizar" o cliente. Em outras palavras, a cobrança é feita assim que o indivíduo decide pela contratação do serviço e envia a documentação ao corretor, fazendo com que diminua as chances de desistência ao longo do processo, devido ao fato do mesmo já ter um desembolsado um valor no processo. Nesse caso, a taxa de angariação funciona, também, como uma forma de pressionar o usuário à uma decisão.

A diferença de contratar o seu plano com a Duca Saúde

Primeiramente, a nossa maior missão na Duca Saúde é simplificar a experiência do brasileiro com os planos de saúde e tornar o serviço mais acessível para o maior número de pessoas possível. Dessa forma, a taxa de angariação, de certa forma, representa justamente o que pretendemos transformar e por isso você nunca verá essa taxa sendo cobrada por nós. E vamos te explicamos abaixo o porquê.

A nossa proposta é facilitar, não dificultar: a Duca sabe que o entendimento da maior parte da pessoas é que contratar um convênio é algo extremamente complicado, burocrático, quando, na verdade, não precisaria ser. Logo, fazemos o que está ao nosso alcance para que você compreenda todo o processo. O que inclui acabar com as letrinhas miúdas, informações camufladas e, consequentemente, a taxa de corretagem.

Fazemos a nossa parte por um mercado mais acessível: nós queremos que contratar um plano de saúde seja mais barato e, consequentemente, mais acessível. Logo, não faz sentido que cobremos uma taxa desnecessária. Isso porque, quando te conectamos ao plano ideal para a sua saúde, nós, e qualquer corretor, somos remunerados pela operadora de saúde beneficiada. E não por você. Ou seja, nós não cobramos nada de você e tornamos possível que você tenha acesso à saúde que sempre sonhou.

O que pensam os órgãos reguladores sobre a taxa

Segundo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, a prática de cobrança da chamada taxa de adesão é ilegal. Segundo o próprio órgão, isso se dá porque "não há o que se cobrar do consumidor se não existe serviço prestado pela operadora. Trata-se de exigência de vantagem manifestamente excessiva, caracterizada como prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor".

Para o Idec, a cobrança de forma compulsória da taxa, como condição para a aquisição do plano, configura venda casada, o que é uma prática notoriamente proibida.

Resumo

É comum que você acredite que contratar um plano de saúde é algo complicado. Afinal, são anos que o mercado se comporta de uma forma que corrobora esse entendimento. O mesmo acontece com a sensação que você está pagando mais do que deveria, e a taxa de adesão é uma das causas para esse sentimento. Na Duca, nós buscamos construir um novo mercado de planos de saúde. E isso se dá desconstruindo uma série de práticas que, por mais que comuns, não beneficiam em nada o usuário final. Ao contratar o seu plano com o nosso time você vivencia uma experiência totalmente diferente do que está acostumado. Nosso atendimento é humanizado, feito de pessoa para pessoa, sem robôs, e com foco naquilo que é prioridade para você, a sua família e o seu bolso. Vem transformar a sua saúde com a Duca.

Banner Faça Sua Cotação
Categorias:
Planos de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você já está bem informado, vamos cuidar juntos da sua saúde?
Use o simulador
[gravityform id="4" title="false" description="false" ajax="true"]